segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Ateliê de Clínica Psicanalítica de Orientação Lacaniana



Coordenadora: Gleuza Salomon.

                       O Ateliê de Psicanálise de Orientação Lacaniana é um espaço para a difusão da psicanálise de orientação lacaniana e exerce atividades desde 2002 sendo que, a partir de 2008, estas se fazem de forma mais contínua, na transmissão de um saber exposto da psicanálise, promovendo um diálogo com o público, com os psicanalistas, estudantes, profissionais liberais, artistas, etc. - que se aproximam e que participam deste.


        Um dos segmentos que se formalizou em sua especificidade é o Ateliê de Psicanálise e Cinema. No ano de 2013, no segundo semestre promovemos a Mostra de Cinema Helênico cujo evento se fez em parceria com o Movimento de Solidariedade à Hellas (Grécia). O ato de solidariedade e a temática do “Édipo e o Além do Pai”, respondem à desregulação do real no séc.XXI. Nesse contexto transcrevo aqui uma frase dita este ano no Congresso de Atenas por J.A.-Miller: “no tocante à formação do analista e de quanto é difícil para o analista se formar em sua prática- Lacan nos convida a ver o Édipo apenas, como um mito, mas é um mito regulador da prática analítica. A captura do gozo pela castração é uma problemática do analista como tal.”
 Ateliê de Clinica Psicanalítica de Orientação Lacaniana.


A Mostra de Filmes Helênicos no Museu Guido Viaro promoverá o debate do público com o Ateliê de Psicanálise e Cinema e terá como convidada a coordenadora deste: Gleuza Salomon que estreará com o filme Édipo de Pier Paolo Pasolini.


CONVITE


CARTAZ